CARLOS FARIA
Designer de Mobiliário

  • A sua paixão pelo desenho e, como consequência natural, pelo Design, marcaram profundamente a vida deste jovem Designer, desde a sua infância.

    Com apenas 22 anos, cria, no âmbito de um trabalho académico, aquela que viria a ser a sua peça mais acarinhada, e que mereceu então a honra de ser apresentada num popular programa de televisão, nomeadamente num belíssimo artigo de opinião publicado no Jornal de Notícias da autoria de um ilustre Professor Universitário. 


     
  • Em 1994 essa peça, um carrinho de chá, viria ainda a ser apresentada na Feira Internacional de Valência, em Espanha. Confirmado o seu talento e enorme capacidade criativa, Carlos Faria não pararia a partir daí, realizando uma carreira fulgurante, com mais de 100 peças que criou e que lhe valeu várias distinções de Design.  É atualmente um dos mais promissores Designers, com provas dadas do seu génio criativo, que se materializa constantemente nas formas que confere às suas peças, desafiando o convencional, abolindo o banal, e criando peças que, pelo seu surrealismo e beleza, cativam imediatamente o olhar e constituem uma permanente desafio aos sentidos. 


     
  • Não usa cadernos para desenhar. Usa papéis soltos, folhas, como se fossem de árvore. Traço após traço, a um ritmo alucinante, inspirado na vida e na natureza humanas. Desenha a pensar no toque, no conforto, na função daquela peça na vida das pessoas. Desenha a pensar no sorriso, na fé que tem nos seres humanos de todo o mundo, no oxigénio e no amor que os une. Desenha com música ou no silêncio absoluto, num ambiente buliçoso ou no isolamento do seu atelier de trabalho, e até quando está a conduzir mas sempre com o riso e a brincadeira das filhas no teto dos seus sonhos.  


     
  • Com 41 anos de idade, Carlos Faria conta já no seu portfólio com 13 coleções dedicadas ao Design de mobiliário. Os prémios conquistados pelas suas peças não o deixam extasiado. Diz ser apenas um reconhecimento que faz questão de partilhar com quem trabalha ao seu lado. Há uma certa magia em todo o processo criativo, e as coleções sucessivamente lançadas ao ritmo de uma por ano, levam sempre Carlos Faria a percorrer milhares de quilómetros para desafiar a natureza e encontrar no solo irregular e multicolor ou em edifícios históricos, o cenário perfeito para uma cama, uma mesa, um aparador ou uma simples cadeira.  


     
  • Os catálogos que idealiza, com o produto que cria, nunca são meros catálogos de produtos. Como as pessoas dizem, são livros. Aliás, móveis com histórias dentro. E fora. Ou não fosse Carlos Faria buscar as formas depuradas das suas peças às arestas vivas da natureza, sendo também uma forma de levar ao mundo não só a marca e as suas coleções, mas também o seu país, Portugal. SO TRUE é a forma de homenagear a autenticidade, de enaltecer e dar forma à verdade do mobiliário que os seus olhos sempre souberam ver e a sua mão desenhar.
    Em nome de um estilo de vida autêntico e cheio de criatividade.